atmosfera

Significado de atmosfera

  • Compartilhar significado de atmosfera no Facebook
f. Cyn.

Ar, camada gasosa, que envolve a terra.
Ambiente: viver numa atmosfera viciada.
Horizonte.
Invólucro fluído de qualquer astro.
Ambiente moral: a atmosfera da corrução.

Medida dinâmica de gases e vapores, equivalente à pressão, exercida sobre a superfície de um centímetro quadrado por uma coluna de mercúrio de 0^{m},76 de altura.

Separação das Silabas: at-mos-fe-ra

Etimologia: Do gr. atmos + sphaira

Vogais: aoea

Consoantes: tmsfr

Palavras Parecidas

atmosphera.

Rimas

pudera, esfera, gera, pera, fera, mísera, espera, petenera, sera, úlcera, têmpera, quimera, primavera, tapera, cera.

Citações

"Uma vida feliz deve ser em grande parte uma vida tranquila, pois só numa atmosfera calma pode existir o verdadeiro prazer."
Bertrand Russell
"Toda a gente forceja por criar uma atmosfera que a arranque à vida e à morte. O sonho e a dor revestem-se de pedra, a vida consciente é grotesca, a outra está assolapada. Remoem hoje, amanhã, sempre, as mesmas palavras vulgares, para não pronunciarem as palavras definitivas. E, como a existência é monótona, o tempo chega para tudo, o tempo dura séculos"
Brandão
"A alma, ao contrário do que tu supões, a alma é exterior: envolve e impregna o corpo como um fluido envolve a matéria. Em certos homens a alma chega a ser visível, a atmosfera que os rodeia tomar cor. Há seres cuja alma é uma contínua exalação: arrastam-na como um cometa ao oiro esparralhado da cauda - imensa, dorida, frenética. Há-os cuja alma é de uma sensibilidade extrema: sentem em si todo o universo. Daí também simpatias e antipatias súbitas quando duas almas se tocam, mesmo antes da matéria comunicar. O amor não é senão a impregnação desses fluidos, formando uma só alma, como o ódio é a repulsão dessa névoa sensível. Assim é que o homem faz parte da estrela e a estrela de Deus"
Brandão