comunicar

Significado de comunicar

  • Compartilhar significado de comunicar no Facebook
v. t. Enol.

Fazer comum.
Tornar conhecido, fazer saber, participar: comunicar um casamento.
Ligar; pôr em contato.
Transmitir.

Conviver com. Cf. Filinto, XVII, 197; XVIII, 75 e 168.

V. i. Equit.

Estar ligado; ter contato.
Ter correspondência.
Ter passagem comum.

Separação das Silabas: co-mu-ni-car

Etimologia: Lat. communicare

Vogais: ouia

Consoantes: cmncr

Sinônimos

advertir, avisar, conversar, discursar, enviar, expedir, exprimir, falar, informar, inteirar, intimar, legar, notificar, orar, remeter, transmitir.

Antônimos

desinformar.

Palavras Parecidas

communicar, comunizar, conicar, comichar, comiscar, comungar, commungar, comungara, conchar, cuincar.

Rimas

vagar, desbaratar, rodear, ensinar, deitar, pintar, preservar, arranjar, vadiar, palpar, pasmar, animar, comprovar, findar, sondar.

Citações

"Uma literatura que não respire o ar da sociedade que lhe é contemporânea, que não ouse comunicar à sociedade os seus próprios sofrimentos e as suas próprias aspirações, que não seja capaz de perceber a tempo os perigos morais e sociais que lhe dizem respeito, não merece o nome de literatura: quando muito pode aspirar a ser cosmética"
Soljenitsyne
"A alma, ao contrário do que tu supões, a alma é exterior: envolve e impregna o corpo como um fluido envolve a matéria. Em certos homens a alma chega a ser visível, a atmosfera que os rodeia tomar cor. Há seres cuja alma é uma contínua exalação: arrastam-na como um cometa ao oiro esparralhado da cauda - imensa, dorida, frenética. Há-os cuja alma é de uma sensibilidade extrema: sentem em si todo o universo. Daí também simpatias e antipatias súbitas quando duas almas se tocam, mesmo antes da matéria comunicar. O amor não é senão a impregnação desses fluidos, formando uma só alma, como o ódio é a repulsão dessa névoa sensível. Assim é que o homem faz parte da estrela e a estrela de Deus"
Brandão
"Há horas em que o homem está cheio de angústia e revela ao amigo coisas que até aí dissimulou com muito cuidado; a alma sente-se então levada irresistivelmente a comunicar-se toda inteira, a abrir mesmo as suas profundezas íntimas ao amigo, para que cresça a sua amizade por nós"
Tieck