debalde

Significado de debalde

  • Compartilhar significado de debalde no Facebook
adv. Carp.

Inutilmente.
Em vão; em-balde; baldadamente.
(Cp. balde e baldo)

Separação das Silabas: de-bal-de

Vogais: eae

Consoantes: dbld

Definição de debalde

Advérbio de modo

Sinônimos

em vão, inutilmente.

Palavras Parecidas

de balde, debiloide, debilidade, debilóide, debelado, debilite, debilitei, debulhado, debilitado, dublado.

Rimas

embalde, balde, alcalde, rabalde, rebalde, garibalde, jalde, gualde, arrabalde, mangualde, arravalde, hipoeutectalde, bambu-balde, bambus-balde, halde.

Citações

"O hábito é que me faz suportar a vida. Às vezes acordo com este grito: - A morte! A morte! - e debalde arredo o estúpido aguilhão. Choro sobre mim mesmo como sobre um sepulcro vazio. Oh! Como a vida pesa, como este único minuto com a morte pela eternidade pesa! Como a vida esplêndida é aborrecida e inútil! Não se passa nada, não se passa nada. Todos os dias dizemos as mesmas palavras, cumprimentamos com o mesmo sorriso e fazemos as mesmas mesuras. Petrificam-se os hábitos lentamente acumulados. O tempo mói: mói a ambição e o fel e torna as figuras grotescas"
Brandão
"Aqui não andam só os vivos - andam também os mortos. A humanidade é povoada pelos que se agitam numa existência transitória e baça, e pelos outros que se impõem como se estivessem vivos. Tudo está ligado e confundido. Sobre as casas há outra edificação, e uma trave ideal que o caruncho rói une todas as construções vulgares. Debalde todos os dias repelimos os mortos - todos os dias os mortos se misturam à nossa vida. E não nos largam."
Brandão

Provérbios

"Não há prazer que não enfade e, mais, sendo debalde"