sublime

Significado de sublime

  • Compartilhar significado de sublime no Facebook
adj. Arquit.

Muito alto; excelso.
Que fica acima de nós.
Perfeitíssimo.
Majestoso; grandioso.
Poderoso.
Encantador; esplêndido.

m. Artilh.

O mais alto grau de perfeição.
Aquilo que é sublime.

Separação das Silabas: su-bli-me

Etimologia: Lat. sublimis

Vogais: uie

Consoantes: sblm

Gênero masculino: sublime (Singular), sublimes (Plural)

Gênero feminino: sublime (Singular), sublimes (Plural)

Advérbio

sublimemente

Sinônimos

admirável, assombroso, espantoso, estupendo, excelente, excelso, formidável, inaudito, magnificente, magnífico, maravilhoso, nobre, portentoso, superior, surpreendente, transcendente.

Antônimos

pequeno.

execrável, horrível.

áspero, nefando, ominoso, horroroso, horrendo, arrepiante, macabro, medonho, insuportável, execrando, abominoso, abominável, limitado, detestável, odioso, curto, baixo, terrível, repugnante, pavoroso.

Palavras Parecidas

sublimeão, sublinhe, sublinham, sublinhei, sublinhem, sublinha, sublinho, sublimação, sublinhai, sublinhou.

Rimas

anime, andaime, vime, regime, time, crime, mataime, pelegrime, alime, discrime, cadime, mudeloaquime, amime, máxime, quime.

Citações

"É preciso um espírito especial para se fazer fortuna, sobretudo uma grande fortuna; não se trata nem do espírito bom nem do belo, nem do grande nem do sublime, nem do forte nem do delicado; não sei precisamente de qual se trata, e espero que alguém me possa esclarecer a tal respeito."
Jean de La Bruyère
"O tédio é de certo modo o mais sublime dos sentimentos humanos. O não poder ser satisfeito por nenhuma coisa terrena nem, por assim dizer, pela terra inteira. Por isso o tédio é pouco conhecido dos homens sem importância, e pouquíssimo ou nada dos outros animais"
Leopardi
"Só há um templo no mundo e é o corpo humano. Nada é mais sagrado que esta forma sublime. Inclinar-se diante de um homem é fazer homenagem a esta revelação na carne. Toca-se o céu quando se toca um corpo humano"
Novalis