abertura

Significado de abertura

f. Cyn.

Ato ou efeito de abrir.
Buraco.
Fenda.

Sinfonia ou peça de música orquestral, que precede uma ópera, uma oratória, um drama com música, ou outra composição de grande desenvolvimento.

Peça de música para orquestra, destinada a ser executada em concertos ou a servir de introdução ou de intermédio em qualquer espectáculo ou solenidade, e no estilo de abertura propriamente dita.

Inauguração.

Separação das Silabas: a-ber-tu-ra

Etimologia: De aberto

Vogais: aeua

Consoantes: brtr

Definição de abertura

Não possui forma masculina

Sinônimos

brecha, buraco, exórdio, fenda, franqueza, introdução, início, lhaneza, lisura, orifício, preâmbulo, rombo, sinceridade.

Antônimos

psicorrigidez, rigidez, inflexibilidade, intransigência, intolerância, cerramento, conclusão, remate, acabamento, terminação, desfecho, final, finalização, insofrimento, austeridade, severidade, cessação, rigor, fechamento.

fim.

encerramento, fecho, alvo, decadência, intuito, meta, minguante, objectivo, término, termo, diminuição.

Palavras Parecidas

aberturar, apertura, abortara, apertara, abortaria, apertaria, abarrotara, abortar, abrotar, abrutar.

Rimas

grandura, formosura, púrpura, verdura, jura, pintura, aventura, largura, formatura, moldura, criatura, brandura, licenciatura, candura, porventura.

Citações

"A sinceridade é uma abertura do coração. Encontramo-la em muito poucas pessoas, e essa que vulgarmente por aí se vê não passa de uma astuta dissimulação para atrair a confiança alheia"
La Rochefoucauld
"Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas. Isso é perfeitamente aceitável, eles são a abertura para achar as que estão certas."
Carl Sagan
"As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros"
Montesquieu