claridade

Significado de claridade

  • Compartilhar significado de claridade no Facebook
f. Cyn.

Qualidade do que é claro.
Luz viva: a claridade do Sol.

Separação das Silabas: cla-ri-da-de

Etimologia: Lat. claritas

Vogais: aiae

Consoantes: clrdd

Definição de claridade

Substantivo em -dade

Antônimos

escuro, tenebrosidade, negrume, névoa, trevas, obscurecimento, escureza, noute, treva, cerração, obscureza, penumbra, escuridade.

deslustre, obscuridade, embaciamento, sombra, escuridão.

desonra, sombrio, abaçanado, opacidade, entristecido, amorenado, bronzeado, toldado, pretidão, negror, mácula, desdouro, negrura, negridão.

Palavras Parecidas

celeridade, clareado, cilarídeo, clareta, clarete, clorite, ciclarídeo, cloroiodeto, calhorda, celerada.

Rimas

continuidade, individualidade, tempestade, mocidade, passividade, possibilidade, frialdade, particularidade, profundidade, validade, maturidade, substancialidade, jovialidade, originalidade, rivalidade.

Citações

"Quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar da claridade"
Chesterton
"Nenhum de nós sabe o que existe e o que não existe. Vivemos de palavras. Vamos até à cova com palavras. Submetem-nos, subjugam-nos. Pesam toneladas, têm a espessura de montanhas. São as palavras que nos contêm, são as palavras que nos conduzem. Mas há momentos em que cada um redobra de proporções, há momentos em que a vida se me afigura iluminada por outra claridade. Há momentos em que cada um grita: - Eu não vivi! eu não vivi! eu não vivi! - Há momentos em que deparamos com outra figura maior, que nos mete medo. A vida é só isto?"
Brandão
"No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo"
Luxemburgo