gaita

Significado de gaita

  • Compartilhar significado de gaita no Facebook
f. Cyn.

Rude instrumento de sopro, formado por um canudo com vários buracos; pífaro.
Qualquer pequeno instrumento, de metal ou madeira, para crianças.

Troça.

Reprovação.

Pénis.

Gaita de capador, instrumento, composto de uma fileira de pequenos canudos de diversas dimensões, sobre os quais se sopra, produzindo som diferente em cada um.

Loc. Espir.

Ir-se à gaita, malograr-se.
Gaita de foles, ou gaita galega, instrumento, formado por um saco de coiro cheio de ar, e por dois tubos.

Corno.

Mulher gaiteira.

Pl. Geneal.

Nome, que se dá a uns furos, que as lampreias têm por baixo da boca.

Saber a gaitas, ou saber que nem gaitas, ter bom sabor, ser delicioso.--Li nuns apontamentos de Castilho que na Beira se chamam gaitas as couves, e que daí virá talvez o prolóquio sabe que nem gaitas. Nunca lá ouvi o termo nessa aceção, o que aliás não prova que ele não exista. Em apontamentos de um ilustre oficial de marinha, vi também que antigamente se chamou gaita à lampreia, e que dali veio o aludido prolóquio. Ignoro o fundamento desta alegação, se bem que, como vimos, se chamam gaitas uns furos que a lampreia tem debaixo da boca.--Mais uma explicação conjetural da loc. fam. sabe que nem gaitas.--Dantes, às portas do antigo Passeio Público de Lisboa, vendiam-se uns canudinhos de doce, chamados gaitas, que o povo apreciava e saboreava. Viria daqui a loc. sabe que nem gaitas? Cf. Pinto de Carvalho, Lisboa de Outros Tempos, II, 195.

Separação das Silabas: gai-ta

Vogais: aia

Consoantes: gt

Palavras Parecidas

gadita, gaiata, gaiuta, gata, gaitada, gaitado, gasista, gaeta, gasta, giota.

Rimas

sirigaita, baita, quiraita, traita, cagaita, fraita, taita, laraita, serigaita, açofaita, obras-de-gaita, giraita, zirigaita, jalpaita, altaita.

Provérbios

"A cadela morta, gaita à porta"
"A gaita não faz o capador"